Surgiu aquela rachadura, o gesso quebrou ou aquela pintura começou a dar
problemas além do esperado? É claro que problemas estruturais em um imóvel
geram uma grande dor de cabeça, independente se estamos falando dos
proprietários, inquilinos e até mesmo dos novos compradores. Mas, o
diferencial aqui é saber como lidar com essas situações para evitar
transtornos e prejuízos.
A Beleski separou algumas dicas para te ajudar, se for o seu caso.
Acompanhe:
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Identifique o problema e a gravidade
Ao notar
qualquer indício de problemas iniciais, o primeiro passo é entender a
situação com cuidado. Não ignore os primeiros sinais, já que
problemas pequenos podem evoluir rapidamente para situações mais graves.
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Consulte um profissional especializado
Ao encontrar
um problema, contrate um profissional qualificado, como engenheiro civil
ou arquiteto, para avaliar a extensão dos danos. Eles determinarão a
origem do problema, se compromete a segurança do imóvel e quais medidas
devem ser aplicadas para resolvê-lo. Em casos de imóveis alugados, o
inquilino deve notificar imediatamente o proprietário e, se necessário,
apresentar um laudo técnico para reforçar a gravidade da situação.
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De quem é a responsabilidade?
Quando surgem
problemas estruturais, a responsabilidade pelos reparos depende da
situação e do tipo de ocupação do imóvel.
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Proprietários
Se ele é seu, você é quem deve
resolver problemas estruturais. Reparos na fundação, sistema elétrico ou
hidráulico, por exemplo, devem ser realizados pelo proprietário para
manter a segurança do imóvel.
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Inquilinos
De acordo com a Lei do Inquilinato (Lei
nº 8.245/1991), reparos estruturais são de responsabilidade do
proprietário do espaço. No entanto, o inquilino deve comunicar
imediatamente os problemas ao locador, facilitando a manutenção. Já,
pequenos danos causados pelo uso diário (como troca de lâmpadas ou
manutenção de torneiras) são de responsabilidade do morador temporário.
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Compradores
Se você comprou um imóvel e encontrou
problemas estruturais após a compra, é possível buscar reparação do antigo
proprietário ou construtora, dependendo do prazo da garantia legal e da
natureza do problema. A nossa equipe está pronta para te ajudar nesse
caso. Entre em contato para falar com nossos especialistas.
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Documente tudo
Registrar todos os problemas
encontrados no imóvel é fundamental. Por isso, tire fotos, grave vídeos e
guarde laudos técnicos ou orçamentos relacionados aos reparos. Todos esses
documentos podem ser úteis para negociar com o proprietário, acionar a
construtora ou até entrar com uma ação judicial.
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Execute os reparos
Após identificar o problema e
determinar a responsabilidade, o próximo passo é providenciar os reparos.
Certifique-se de contratar empresas ou profissionais qualificados –
não se esqueça de exigir garantias sobre os serviços realizados.
No caso de imóveis alugados, as partes podem negociar prazos para execução
das obras, sempre priorizando a segurança dos ocupantes.
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Previna problemas futuros
Manutenção preventiva é
sempre o melhor caminho para evitar problemas estruturais no imóvel, seja
ele seu ou alugado. Dessa forma, proprietários precisam realizar vistorias
regulares, inspecionando o estado das fundações, sistemas elétricos e
hidráulicos, além de realizar impermeabilizações quando
necessário. Inquilinos, por sua vez, devem cuidar bem do
espaço, comunicando imediatamente qualquer problema identificado.
Aqui, na Beleski, estamos comprometidos em orientar nossos clientes, seja
você proprietário, inquilino ou comprador, obtendo o melhor resultado em
questões relacionadas ao mercado imobiliário.
Fale com a nossa equipe. Juntos, podemos construir soluções
que priorizem a sua tranquilidade e qualidade de vida.